FACULDADE ANHANGUERA/ANCHIETA
PEDAGOGIA
RA
0000040944
HELENICE
MARIUCI
RA
0000041955
QUIZI
UBALDA
RA
0000028039
SIMONE
RIGHI
RA
0000038221
ATPS MATEMÁTICA
São Bernardo do Campo, 03de novembro de 2012
ANDREIA CRISTIANE
RA 0000040944
HELENICE MARIUCI
RA 0000041955
QUIZI UBALDA
RA 0000028039
SIMONE RIGHI
RA 0000038221
ATPS MATEMÁTICA
Plano de aula apresentado à
disciplina de Fundamentação e Metodologia de Matemática da Faculdade Anhanguera,
como requisito parcial de avaliação, sob a orientação do Prof. Maria Antonia.
São Bernardo do Campo, 03de novembro de 2012
Ano
de Escolaridade: 3º
ano
Idade: 8 anos
Título:
Matemática no cotidiano
Sabendo-se que a matemática está
presente em ações do nosso dia a dia, foi proposto aos alunos do 3ºano do
ensino fundamental uma atividade em que eles vivenciassem situações que a
envolvesse, permitindo-lhes perceber o seu uso e a sua importância. Ao propor
esta vivência, entende-se a necessidade de trabalhar o concreto para
posteriormente ocorrer a abstração, desenvolvendo noções conceituais e
considerando as vivências e os conhecimentos prévios na construção do
conhecimento.
Com
esta proposta espera-se que os alunos sejam capazes de relacionar o estudo da
matemática com o seu cotidiano, percebendo-a neste contexto; articular saberes
escolares com a sua realidade, ressignificando-os diante de novas situações,
buscar respostas utilizando-se de vivências e aprendizados anteriores; resolver
situações problemas do dia a dia utilizando as operações matemáticas e utilizar
o sistema monetário brasileiro em situações que envolvam as operações
matemáticas.
Aos
alunos foi anunciado o desejo de se fazer um bolo pensando em parabenizar os
aniversariantes do mês. Para tanto é preciso listar os ingredientes e suas
respectivas quantidades e comprá-los para executar a receita com a participação
de todos
Diante
do recebimento da receita do bolo, os alunos fizeram a lista dos ingredientes
com suas respectivas quantidades. Foram distribuídos à eles encartes contendo
nome de produtos e seus preços, para observarem o valor que gastariam ao comprar estes produtos, como forma de
pesquisa.
Com
o objetivo dos alunos vivenciarem a situação de compra, foram organizadas em um
espaço na sala de aula, embalagens identificando os
ítens da lista dos ingredientes com seus preços, representando vários locais de
vendas. Os alunos receberam notas fictícias de valores monetários no valor
total de R$50,00. Parte dos alunos representaram os vendedores, oferecendo
troco quando necessário e a outra parte, os compradores. Os alunos foram
distribuídos pelos locais de venda e de posse de sua lista de compras,
escolheram seus produtos e efetuaram suas compras e os vendedores a sua venda.
Cada dupla vivenciou valores diferenciados, pois cada local de venda possuía
seu preço.
Ao desenvolver a atividade
proposta, os alunos nas etapas iniciais, como a listagem e o levantamento do suposto
valor que gastariam , mostraram-se muito seguros, executando a atividade com
precisão, mostrando domínio e entendimento da adição.
Ao serem convidados a
participar da situação de compra e venda, demonstraram euforia com o
recebimento do dinheiro falso e uma certa preocupação em se sair bem na transação.
De início ficaram meio envergonhados, mas logo se soltaram representando seus
papéis. A maioria recorreu a papel e lápis para fazer a adição e subtração e
assim saber o quanto pagar e receber de troco, evidenciando entendimento da
situação problema apresentada. Uma parte dos alunos chutou o valor que deveria
pagar, sem nenhum critério, sendo necessário uma intervenção no sentido de
mostrar que deveriam usar seus conhecimentos para chegar ao valor. E alguns
alunos arredondaram o valor a ser pago. Todos demonstraram familiaridade com o
dinheiro e o entendimento de seu papel no contexto social.
Situações do cotidiano que envolve a matemática:
1. Acertar o relógio para o horário
de verão.
Nesta
situação o individuo utilizará a adição para adiantar o relógio em uma hora.
2.
Fazer um bolo.
Nesta
situação será utilizado a noção de quantidade, proporção, medida de massa,
tempo de preparo, adição: horário que colocou o bolo no forno e a hora que deve
ficar pronto, temperatura do forno.
3.
Compras de ingredientes para fazer um bolo.
Nesta
situação será utilizado, a adição e a multiplicação para obter o valor a ser
gasto, a subtração para saber o valor do troco a ser recebido. Conhecer o
sistema monetário brasileiro para poder pagar e receber o troco.
4.
Dividir as fatias de um bolo.
Nesta
situação pode-se utilizar a divisão para distribuir as fatias que se tem para
determinados colegas, pode-se também utilizar frações, para determinar que
parte do todo será determinado para cada um.
5.
Assistir a um campeonato de natação e desejar saber quando os nadadores
se encontrarão no mesmo tempo.
Nesta
situação recorre-se ao mínimo múltiplo comum para obter o tempo em que eles se
encontrarão no mesmo ponto da piscina.
6.
Numa conversa entre caminhoneiros em que um menciona o peso de sua carga
em kg e outro em toneladas.
Para
saber quem tem maior carga terá que saber unidades de medida de massa e fazer
multiplicação.
7.
Numa brincadeira. Adivinhe se
puder.
O que
pesa mais um quilo de chumbo ou um quilo de algodão? O aluno utilizará a noção
de massa.
8.
Ir à casa de um amigo.
Nesta
situação será utilizada sequência numérica dando possibilidade de observação de
lado direito e esquerdo, ímpar e par. Cálculo mental e estratégias de
localização entre tempo/espaço/metros. Observação de caminhos mais curtos e
mais longos.
9.
Jogando.
Nesta
situação será utilizado a adição e a subtração num jogo de percurso,
verificando quantas casas andar , quantas voltar e quantas pular dependendo da
situação proposta,buscando a resolução de problemas.
10. Tomar banho economizando energia
e água.
Neste caso será utilizado a noção de litros de água gastos, e a quantidade
de energia gasta nesta situação. Poderá utilizar regra de três, verificando que
ao tomar banho em menor tempo gastará menor quantidade de água, percebendo a
relação existente entre tempo e quantidade de água.
11.
Fazer um exercício.
Nesta
situação será utilizada a noção de tempo/medida, e quantidade de calorias gasta
em exercícios.
12.
Pesquisar o valor que será gasto
na compra de material escolar.
Nesta
situação relacionará preços, situando o preço mais atrativo (valor
maior/menos). Poderá organizar as informações (tratamento das informações),
multiplicar quando tiver mais de um elemento sabendo o preço unitário, somando
os valores para obter o valor a ser gasto e subtrair para obter o valor do
troco.
13.
Dieta alimentar.
No caso
de seguir uma dieta alimentar, terá que verificar as calorias ingeridas no dia,
calculando as calorias dos alimentos ingeridos em cada refeição. Usará a
relação peso/caloria, utilizando por exemplo, regra de três. Usará a adição
para somar as calorias da refeição e depois subtração para verificar se ainda
pode comer mais alguma coisa.
14.
Comprar pães e leite para o café
da manhã.
Nesta
situação ao receber um determinado valor em dinheiro para fazer as compras, terá
que saber utilizar o sistema monetário brasileiro, multiplicar para saber o
valor dos pães, sendo que sabe o valor unitário e deseja compra maior
quantidade, a adição para saber quanto gastará e a subtração para obter o valor
do troco que receberá.
15.
Calcular o gasto semanal com
passagem de ônibus.
Nesta
situação irá utilizar a multiplicação para chegar ao valor que será gasto
durante a semana.
16.
Avaliar a viabilidade de comprar
no atacado ou no varejo.
Nesta
situação terá que verificar o preço no atacado e no varejo, relacionando-os,
comparando-os. Para tanto terá que multiplicar o valor unitário pelo número de
produtos contidos no atacado para verificar a mesma quantidade no preço do
varejo e comparar os dois resultados.
17.
Dividir o chocolate entre os colegas.
Nesta
situação entra a noção de fração e de divisão. E a prova real depois.
18.
Preencher um cheque.
Nesta
situação se utilizará a escrita do valor por extenso de um número.
19.
Compra de móveis em prestações.
Nesta
situação será utilizada a divisão do valor total em quantas vezes será pago o
mobiliário.
20.
Saber qual local fica mais
próximo de outro local.
Esta
situação envolve noção espacial, noção de distância em km ou metros. Pode-se
utilizar a conversão de km em metros e comparar as distâncias para verificar o
local mais próximo.
Nome
__________________________________________data____________
Proposta:
Elaborar a lista de ingredientes.
ATIVIDADES
Liste
os ingredientes do bolo dos aniversariantes:
Ingredientes
do bolo:
3 xícaras
de farinha de trigo
1 xícara
de óleo
2 xícaras
de açúcar
1 ½
xícara de leite
1
pitada de sal
2
ovos
1
colher de fermento em pó
1
colher de essência de baunilha
Cobertura:
1
barra de chocolate (800 gramas)
1
lata de creme de leite
QUANTIDADE
|
INGREDIENTES
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nome
__________________________________________data____________
Proposta:
Elaborar a lista de ingredientes.
ATIVIDADES
1) Liste
os ingredientes do bolo dos aniversariantes:
Liste
os ingredientes da cobertura:
|
|
|
|
|
|
|
|
SUPERMERCADO
R$
1,50
|
R$
2,00
|
R$
3,00
|
R$
2,50
|
R$
1,00
|
R$
3,00
|
R$ 2,00
|
R$ 2,00
|
R$ 12,00
|
R$
3,00
|
Nome
__________________________________________data____________
Proposta: listar
os preços conforme pesquisado.
ATIVIDADES
1)
Liste os ingredientes com seus respectivos
preços, conforme a pesquisa feita.
INGREDIENTES:
|
PREÇOS:
|
FARINHA
DE TRIGO
|
R$
1,50
|
ÓLEO
|
R$ 3,00
|
AÇÚCAR
|
R$ 2,00
|
LEITE
|
R$ 2,50
|
SAL
|
R$ 1,00
|
OVOS
|
R$ 3,00
|
FERMENTO
EM PÓ
|
R$ 2,00
|
ESSÊNCIA
DE BAUNILHA
|
R$
2,00
|
CHOCOLATE
EM BARRA
|
R$
12,00
|
CREME
DE LEITE
|
R$ 3,00
|
|
|
TOTAL
|
R$
32,00
|
Nome
__________________________________________data____________
Proposta:
listar os preços conforme pesquisado.
ATIVIDADES
1)
Liste os ingredientes com seus respectivos
preços, conforme a pesquisa feita.
INGREDIENTES:
|
PREÇOS:
|
FARINHA
DE TRIGO
|
R$
|
ÓLEO
|
R$
|
AÇÚCAR
|
R$
|
LEITE
|
R$
|
SAL
|
R$
|
OVOS
|
R$
|
FERMENTO
EM PÓ
|
R$
|
ESSÊNCIA
DE BAUNILHA
|
R$
|
CHOCOLATE
EM BARRA
|
R$
|
CREME
DE LEITE
|
R$
|
|
|
TOTAL
|
R$
|
Nome
__________________________________________data____________
Proposta: analisar
e refletir sobre a melhor oferta da pesquisa de preço e optar pela mais viável,
referente aos preços.
ATIVIDADES
1)
Analisar a tabela 1 e 2 conforme pesquisa
feita no mercado:
Mercado 1
INGREDIENTES:
|
PREÇOS:
|
FARINHA
DE TRIGO
|
R$
1,90
|
ÓLEO
|
R$ 2,80
|
AÇÚCAR
|
R$
2,30
|
LEITE
|
R$ 2,50
|
SAL
|
R$
1,00
|
OVOS
|
R$
2,50
|
FERMENTO
EM PÓ
|
R$
2,00
|
ESSÊNCIA
DE BAUNILHA
|
R$ 2,20
|
CHOCOLATE
EM BARRA
|
R$
13,00
|
CREME
DE LEITE
|
R$
2,80
|
|
|
TOTAL
|
R$
33,00
|
Mercado 2
INGREDIENTES:
|
PREÇOS:
|
FARINHA
DE TRIGO
|
R$
1,70
|
ÓLEO
|
R$ 3,00
|
AÇÚCAR
|
R$ 2,30
|
LEITE
|
R$ 2,00
|
SAL
|
R$ 1,50
|
OVOS
|
R$
2,20
|
FERMENTO
EM PÓ
|
R$
1,80
|
ESSÊNCIA
DE BAUNILHA
|
R$
2,20
|
CHOCOLATE
EM BARRA
|
R$
13,80
|
CREME
DE LEITE
|
R$ 3,50
|
|
|
TOTAL
|
R$
34,00
|
Nome
__________________________________________data____________
Proposta:
analisar e refletir sobre a melhor oferta da pesquisa de preço e optar pela mais
viável, referente aos preços.
ATIVIDADES
1)
Analisar a tabela 1 e 2 conforme pesquisa
feita no mercado:
Mercado 1
INGREDIENTES:
|
PREÇOS:
|
FARINHA
DE TRIGO
|
R$
|
ÓLEO
|
R$
|
AÇÚCAR
|
R$
|
LEITE
|
R$
|
SAL
|
R$
|
OVOS
|
R$
|
FERMENTO
EM PÓ
|
R$
|
ESSÊNCIA
DE BAUNILHA
|
R$
|
CHOCOLATE
EM BARRA
|
R$
|
CREME
DE LEITE
|
R$
|
|
|
TOTAL
|
R$
|
Mercado 2
INGREDIENTES:
|
PREÇOS:
|
FARINHA
DE TRIGO
|
R$
|
ÓLEO
|
R$
|
AÇÚCAR
|
R$
|
LEITE
|
R$
|
SAL
|
R$
|
OVOS
|
R$
|
FERMENTO
EM PÓ
|
R$
|
ESSÊNCIA
DE BAUNILHA
|
R$
|
CHOCOLATE
EM BARRA
|
R$
|
CREME
DE LEITE
|
R$
|
|
|
TOTAL
|
R$
|
Ação desempenhada pelos
alunos diante da proposta, resolvendo as operações numéricas.
A
maioria dos alunos recorreu ao lápis e papel para efetuar as operações necessárias
Dupla 1
Dupla 2
R$
1,90 R$ 1,90
R$
2,80 R$ 3,00
R$
2,30 R$ 2,00
R$ 2,50
R$ 1,90
R$ 1,00
R$ 1,10
R$
2,50 R$ 2,10
R$
2,00 R$
2,20
R$ 2,20
R$
2,50
R$ 13,00
R$ 13,80
R$ 2,80
R$ 3,50
R$ 33,00
R$34,00
Logo
Logo
R$
35,00
R$40,00
R$
33,00
R$34,00
R$ 02,00
R$06,00
Ação desempenhada pelos
alunos diante da proposta, resolvendo as operações numéricas.
A
maioria dos alunos recorreu ao lápis e papel para efetuar as operações
necessárias
Dupla 1
Dupla 2
R$ R$
R$ R$
R$ R$
R$ R$
R$ R$
R$ R$
R$ R$
R$ R$
R$ R$
R$
R$
R$ R$
Logo
R$ R$
R$
R$
R$ R$
OBJETIVO:
refletir
sobre a melhor compra:
As
duplas receberam notas no valor de R$ 50,00.
Dupla 1
TOTAL GASTO
R$
33,00
|
PAGOU COM
R$35,00
|
TROCO
|
R$
2,00
|
Dupla 2
TOTAL GASTO
R$
34,00
|
PAGOU COM
R$40,00
|
TROCO
|
R$
6,00
|
OBJETIVO:
refletir
sobre a melhor compra:
As
duplas receberam notas no valor de R$ 50,00.
Dupla 1
TOTAL GASTO
R$
|
PAGOU COM
R$
|
TROCO
|
R$
|
Dupla 2
TOTAL GASTO
R$
|
PAGOU COM
R$
|
TROCO
|
R$
|
Parte dos alunos atribuiu um valor às
compras sem critério, ocorrendo a intervenção da professora para que
utilizassem seus conhecimentos na solução do problema.
Alguns alunos arredondaram o valor dos
ingredientes para chegar ao valor gasto aproximadamente
R$ 1,90
R$ 2,00
R$ 2,80 R$ 3,00
R$ 2,30
R$ 3,00
R$ 2,50
R$ 3,00
R$ 1,00
R$ 1,00
R$ 2,50
R$ 3,00
R$ 2,00
R$ 2,00
R$ 2,20
R$ 3,00
R$
13,00
R$ 13,00
R$ 2,80
R$ 3,00
R$
33,00 VALOR REAL R$
38,00VALOR APROXIMADO
LOGO:
R$ 50,00
R$ 38,00
R$ 12,00
SITUAÇÃO
NÚMERO 2
Com o objetivo de relacionar o
ensino da Matemática com o cotidiano, foi proposto aos alunos um Jogo de
Percurso, evidenciando que brincando também se utiliza a matemática.
Foi desenhado no chão do pátio
uma trilha e em cada casa, uma situação a resolver. Cada aluno deveria jogar o
dado para saber quantas casas andar. Na casa sorteada, deveria resolver o que
foi pedido. Se fosse para resolver uma operação, ao acertá-la nela
permaneceria. Se errasse voltaria a anterior. As operações deveriam ser
respondidas oralmente para que todos pudessem conferir. Venceria o jogo quem
chegasse primeiro ao fim da trilha.
|
Os alunos mostraram-se
entusiasmados com a proposta. Não apresentaram dificuldade no percurso,
evidenciando entendimento das regras e das soluções das operações.
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