segunda-feira, 26 de novembro de 2012


FACULDADE ANHANGUERA/ANCHIETA
PEDAGOGIA



RA 0000040944
HELENICE MARIUCI
RA 0000041955
QUIZI UBALDA
RA 0000028039
SIMONE RIGHI
RA 0000038221






ATPS MATEMÁTICA









São Bernardo do Campo, 03de novembro de 2012

ANDREIA CRISTIANE
RA 0000040944
HELENICE MARIUCI
RA 0000041955
QUIZI UBALDA
RA 0000028039
SIMONE RIGHI
RA 0000038221





ATPS MATEMÁTICA



Plano de aula apresentado à disciplina de Fundamentação e Metodologia de Matemática da Faculdade Anhanguera, como requisito parcial de avaliação, sob a orientação do Prof. Maria Antonia.








São Bernardo do Campo, 03de novembro de 2012


Ano de Escolaridade: 3º ano
Idade: 8 anos
Título: Matemática no cotidiano
       

            Sabendo-se que a matemática está presente em ações do nosso dia a dia, foi proposto aos alunos do 3ºano do ensino fundamental uma atividade em que eles vivenciassem situações que a envolvesse, permitindo-lhes perceber o seu uso e a sua importância. Ao propor esta vivência, entende-se a necessidade de trabalhar o concreto para posteriormente ocorrer a abstração, desenvolvendo noções conceituais e considerando as vivências e os conhecimentos prévios na construção do conhecimento.
Com esta proposta espera-se que os alunos sejam capazes de relacionar o estudo da matemática com o seu cotidiano, percebendo-a neste contexto; articular saberes escolares com a sua realidade, ressignificando-os diante de novas situações, buscar respostas utilizando-se de vivências e aprendizados anteriores; resolver situações problemas do dia a dia utilizando as operações matemáticas e utilizar o sistema monetário brasileiro em situações que envolvam as operações matemáticas.
Aos alunos foi anunciado o desejo de se fazer um bolo pensando em parabenizar os aniversariantes do mês. Para tanto é preciso listar os ingredientes e suas respectivas quantidades e comprá-los para executar a receita com a participação de todos
Diante do recebimento da receita do bolo, os alunos fizeram a lista dos ingredientes com suas respectivas quantidades. Foram distribuídos à eles encartes contendo nome de produtos e seus preços, para observarem o valor que gastariam  ao comprar estes produtos, como forma de pesquisa.
Com o objetivo dos alunos vivenciarem a situação de compra, foram organizadas em um espaço na sala de aula, embalagens identificando os ítens da lista dos ingredientes com seus preços, representando vários locais de vendas. Os alunos receberam notas fictícias de valores monetários no valor total de R$50,00. Parte dos alunos representaram os vendedores, oferecendo troco quando necessário e a outra parte, os compradores. Os alunos foram distribuídos pelos locais de venda e de posse de sua lista de compras, escolheram seus produtos e efetuaram suas compras e os vendedores a sua venda. Cada dupla vivenciou valores diferenciados, pois cada local de venda possuía seu preço.
                 Ao desenvolver a atividade proposta, os alunos nas etapas iniciais,  como a listagem e o levantamento do suposto valor que gastariam , mostraram-se muito seguros, executando a atividade com precisão, mostrando domínio e entendimento da adição.
                 Ao serem convidados a participar da situação de compra e venda, demonstraram euforia com o recebimento do dinheiro falso e uma certa preocupação em se sair bem na transação. De início ficaram meio envergonhados, mas logo se soltaram representando seus papéis. A maioria recorreu a papel e lápis para fazer a adição e subtração e assim saber o quanto pagar e receber de troco, evidenciando entendimento da situação problema apresentada. Uma parte dos alunos chutou o valor que deveria pagar, sem nenhum critério, sendo necessário uma intervenção no sentido de mostrar que deveriam usar seus conhecimentos para chegar ao valor. E alguns alunos arredondaram o valor a ser pago. Todos demonstraram familiaridade com o dinheiro e o entendimento de seu papel no contexto social.













Situações do cotidiano que envolve a matemática:
1.    Acertar o relógio para o horário de verão.
Nesta situação o individuo utilizará a adição para adiantar o relógio em uma hora.

2.    Fazer um bolo.
Nesta situação será utilizado a noção de quantidade, proporção, medida de massa, tempo de preparo, adição: horário que colocou o bolo no forno e a hora que deve ficar pronto, temperatura do forno.

3.    Compras de ingredientes para fazer um bolo.
Nesta situação será utilizado, a adição e a multiplicação para obter o valor a ser gasto, a subtração para saber o valor do troco a ser recebido. Conhecer o sistema monetário brasileiro para poder pagar e receber o troco.

4.    Dividir as fatias de um bolo.
Nesta situação pode-se utilizar a divisão para distribuir as fatias que se tem para determinados colegas, pode-se também utilizar frações, para determinar que parte do todo será determinado para cada um.

5.    Assistir a um campeonato de natação e desejar saber quando os nadadores se encontrarão no mesmo tempo.
Nesta situação recorre-se ao mínimo múltiplo comum para obter o tempo em que eles se encontrarão no mesmo ponto da piscina.

6.    Numa conversa entre caminhoneiros em que um menciona o peso de sua carga em kg e outro em toneladas.
Para saber quem tem maior carga terá que saber unidades de medida de massa e fazer multiplicação.

7.    Numa brincadeira. Adivinhe se puder.
O que pesa mais um quilo de chumbo ou um quilo de algodão? O aluno utilizará a noção de massa.

8.    Ir à casa de um amigo.
Nesta situação será utilizada sequência numérica dando possibilidade de observação de lado direito e esquerdo, ímpar e par. Cálculo mental e estratégias de localização entre tempo/espaço/metros. Observação de caminhos mais curtos e mais longos.

9.    Jogando.
Nesta situação será utilizado a adição e a subtração num jogo de percurso, verificando quantas casas andar , quantas voltar e quantas pular dependendo da situação proposta,buscando a resolução de problemas.

10. Tomar banho economizando energia e água.
Neste caso será utilizado a noção de litros de água gastos, e a quantidade de energia gasta nesta situação. Poderá utilizar regra de três, verificando que ao tomar banho em menor tempo gastará menor quantidade de água, percebendo a relação existente entre tempo e quantidade de água.

11. Fazer um exercício.
Nesta situação será utilizada a noção de tempo/medida, e quantidade de calorias gasta em exercícios.

12. Pesquisar o valor que será gasto na compra de material escolar.
Nesta situação relacionará preços, situando o preço mais atrativo (valor maior/menos). Poderá organizar as informações (tratamento das informações), multiplicar quando tiver mais de um elemento sabendo o preço unitário, somando os valores para obter o valor a ser gasto e subtrair para obter o valor do troco.

13. Dieta alimentar.
No caso de seguir uma dieta alimentar, terá que verificar as calorias ingeridas no dia, calculando as calorias dos alimentos ingeridos em cada refeição. Usará a relação peso/caloria, utilizando por exemplo, regra de três. Usará a adição para somar as calorias da refeição e depois subtração para verificar se ainda pode comer mais alguma coisa.

14. Comprar pães e leite para o café da manhã.
Nesta situação ao receber um determinado valor em dinheiro para fazer as compras, terá que saber utilizar o sistema monetário brasileiro, multiplicar para saber o valor dos pães, sendo que sabe o valor unitário e deseja compra maior quantidade, a adição para saber quanto gastará e a subtração para obter o valor do troco que receberá.

15. Calcular o gasto semanal com passagem de ônibus.
Nesta situação irá utilizar a multiplicação para chegar ao valor que será gasto durante a semana.

16. Avaliar a viabilidade de comprar no atacado ou no varejo.
Nesta situação terá que verificar o preço no atacado e no varejo, relacionando-os, comparando-os. Para tanto terá que multiplicar o valor unitário pelo número de produtos contidos no atacado para verificar a mesma quantidade no preço do varejo e comparar os dois resultados.

17. Dividir o chocolate entre os colegas.
Nesta situação entra a noção de fração e de divisão. E a prova real depois.

18. Preencher um cheque.
Nesta situação se utilizará a escrita do valor por extenso de um número.

19. Compra de móveis em prestações.
Nesta situação será utilizada a divisão do valor total em quantas vezes será pago o mobiliário.

20. Saber qual local fica mais próximo de outro local.
Esta situação envolve noção espacial, noção de distância em km ou metros. Pode-se utilizar a conversão de km em metros e comparar as distâncias para verificar o local mais próximo.






















Nome __________________________________________data____________
Proposta: Elaborar a lista de ingredientes.

ATIVIDADES
Liste os ingredientes do bolo dos aniversariantes:
Ingredientes do bolo:
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
1 ½ xícara de leite
1 pitada de sal
2 ovos
1 colher de fermento em pó                                                   
1 colher de essência de baunilha
Cobertura:
1 barra de chocolate (800 gramas)
1 lata de creme de leite









QUANTIDADE
INGREDIENTES
























Nome __________________________________________data____________
Proposta: Elaborar a lista de ingredientes.
ATIVIDADES
1)    Liste os ingredientes do bolo dos aniversariantes:
Liste os ingredientes da cobertura:














SUPERMERCADO
Farinha de Trigo Com Fermento Dona Benta 1 kg
R$ 1,50
http://www.florestafacil.com.br/_abrirImagemWeb.aspx?local=1&x=195&y=9999&cortar=0&imagem=images/produtos/13/detalhe/13.jpg
R$ 2,00
http://www.florestafacil.com.br/images/produtos/68/detalhe/7896036090244.jpg
R$ 3,00
Longa Vida Parmalat Integral Caixa 1L
R$ 2,50
Sal Refinado CISNE 1kg
R$ 1,00
http://www.zonasulatende.com.br/ImgProdutos/280_280/12801.jpg
R$ 3,00
http://www.zonasulatende.com.br/ImgProdutos/280_280/14800.jpg
R$ 2,00
http://www.zonasulatende.com.br/ImgProdutos/280_280/10675.jpg
R$ 2,00
Meio Amargo Nestlé 170 g
R$ 12,00
Nestlé Lata 300 g
R$ 3,00
Nome __________________________________________data____________
Proposta: listar os preços conforme pesquisado.

ATIVIDADES
1)    Liste os ingredientes com seus respectivos preços, conforme a pesquisa feita.
INGREDIENTES:

PREÇOS:

FARINHA DE TRIGO

R$   1,50

ÓLEO

R$   3,00

AÇÚCAR

R$   2,00

LEITE

R$   2,50

SAL

R$   1,00

OVOS

R$   3,00

FERMENTO EM PÓ

R$   2,00

ESSÊNCIA DE BAUNILHA

R$   2,00

CHOCOLATE EM BARRA

R$ 12,00

CREME DE LEITE

R$   3,00



TOTAL

R$ 32,00







Nome __________________________________________data____________
Proposta: listar os preços conforme pesquisado.

ATIVIDADES
1)    Liste os ingredientes com seus respectivos preços, conforme a pesquisa feita.
INGREDIENTES:

PREÇOS:

FARINHA DE TRIGO

R$

ÓLEO

R$

AÇÚCAR

R$

LEITE

R$

SAL

R$

OVOS

R$

FERMENTO EM PÓ

R$

ESSÊNCIA DE BAUNILHA

R$

CHOCOLATE EM BARRA

R$

CREME DE LEITE

R$



TOTAL

R$







Nome __________________________________________data____________
Proposta: analisar e refletir sobre a melhor oferta da pesquisa de preço e optar pela mais viável, referente aos preços.

ATIVIDADES
1)    Analisar a tabela 1 e 2 conforme pesquisa feita no mercado:
Mercado 1
INGREDIENTES:

PREÇOS:

FARINHA DE TRIGO

R$   1,90

ÓLEO

R$   2,80

AÇÚCAR

R$   2,30

LEITE

R$   2,50

SAL

R$   1,00

OVOS

R$   2,50

FERMENTO EM PÓ

R$   2,00

ESSÊNCIA DE BAUNILHA

R$   2,20

CHOCOLATE EM BARRA

R$ 13,00

CREME DE LEITE

R$   2,80



TOTAL

R$ 33,00





Mercado 2
INGREDIENTES:

PREÇOS:

FARINHA DE TRIGO

R$   1,70

ÓLEO

R$   3,00

AÇÚCAR

R$   2,30

LEITE

R$   2,00

SAL

R$   1,50

OVOS

R$   2,20

FERMENTO EM PÓ

R$   1,80

ESSÊNCIA DE BAUNILHA

R$   2,20

CHOCOLATE EM BARRA

R$ 13,80

CREME DE LEITE

R$   3,50



TOTAL

R$ 34,00












Nome __________________________________________data____________
Proposta: analisar e refletir sobre a melhor oferta da pesquisa de preço e optar pela mais viável, referente aos preços.

ATIVIDADES
1)    Analisar a tabela 1 e 2 conforme pesquisa feita no mercado:
Mercado 1
INGREDIENTES:

PREÇOS:

FARINHA DE TRIGO

R$

ÓLEO

R$

AÇÚCAR

R$

LEITE

R$

SAL

R$

OVOS

R$

FERMENTO EM PÓ

R$

ESSÊNCIA DE BAUNILHA

R$

CHOCOLATE EM BARRA

R$

CREME DE LEITE

R$



TOTAL

R$





Mercado 2
INGREDIENTES:

PREÇOS:

FARINHA DE TRIGO

R$

ÓLEO

R$

AÇÚCAR

R$

LEITE

R$

SAL

R$

OVOS

R$

FERMENTO EM PÓ

R$

ESSÊNCIA DE BAUNILHA

R$

CHOCOLATE EM BARRA

R$

CREME DE LEITE

R$



TOTAL

R$












Ação desempenhada pelos alunos diante da proposta, resolvendo as operações numéricas.
A maioria dos alunos recorreu ao lápis e papel para efetuar as operações necessárias
Dupla 1                                                                                                    Dupla 2
R$   1,90                                                                                                  R$   1,90
R$   2,80                                                                                                  R$   3,00
R$   2,30                                                                                                  R$   2,00
R$   2,50                                                                                                  R$   1,90
R$   1,00                                                                                                  R$   1,10
R$   2,50                                                                                                  R$   2,10
R$   2,00                                                                                                  R$   2,20
R$   2,20                                                                                                  R$   2,50
R$ 13,00                                                                                                  R$ 13,80
R$   2,80                                                                                                  R$   3,50
R$ 33,00                                                                                                  R$34,00

Logo                                                                                                               Logo
R$ 35,00                                                                                                   R$40,00
R$ 33,00                                                                                                   R$34,00
R$ 02,00                                                                                                   R$06,00






Ação desempenhada pelos alunos diante da proposta, resolvendo as operações numéricas.
A maioria dos alunos recorreu ao lápis e papel para efetuar as operações necessárias
Dupla 1                                                                             Dupla 2

R$                                                                                        R$
R$                                                                                        R$
R$                                                                                        R$
R$                                                                                        R$
R$                                                                                        R$
R$                                                                                        R$
R$                                                                                        R$
R$                                                                                        R$
R$                                                                                        R$
R$                                                                                        R$
R$                                                                                        R$

Logo
R$                                                                                        R$
R$                                                                                        R$
R$                                                                                        R$



OBJETIVO: refletir sobre a melhor compra:
As duplas receberam notas no valor de R$ 50,00.

Dupla 1
TOTAL GASTO
R$ 33,00
PAGOU COM
R$35,00
TROCO

R$  2,00


Dupla 2
TOTAL GASTO
R$ 34,00
PAGOU COM
R$40,00
TROCO

R$  6,00

















OBJETIVO: refletir sobre a melhor compra:
As duplas receberam notas no valor de R$ 50,00.

Dupla 1
TOTAL GASTO
R$
PAGOU COM
R$
TROCO

R$


Dupla 2
TOTAL GASTO
R$
PAGOU COM
R$
TROCO

R$















Parte dos alunos atribuiu um valor às compras sem critério, ocorrendo a intervenção da professora para que utilizassem seus conhecimentos na solução do problema.



Alguns alunos arredondaram o valor dos ingredientes para chegar ao valor gasto aproximadamente

R$   1,90                                                             R$ 2,00
R$   2,80                                                             R$ 3,00
R$   2,30                                                             R$ 3,00
R$   2,50                                                             R$ 3,00
R$   1,00                                                             R$ 1,00
R$   2,50                                                             R$ 3,00
R$   2,00                                                             R$ 2,00
R$   2,20                                                             R$ 3,00
R$ 13,00                                                           R$ 13,00
R$   2,80                                                             R$ 3,00
R$ 33,00 VALOR REAL                                   R$ 38,00VALOR APROXIMADO

LOGO:
R$ 50,00
R$ 38,00
R$ 12,00


SITUAÇÃO NÚMERO 2
                 Com o objetivo de relacionar o ensino da Matemática com o cotidiano, foi proposto aos alunos um Jogo de Percurso, evidenciando que brincando também se utiliza a matemática.
                 Foi desenhado no chão do pátio uma trilha e em cada casa, uma situação a resolver. Cada aluno deveria jogar o dado para saber quantas casas andar. Na casa sorteada, deveria resolver o que foi pedido. Se fosse para resolver uma operação, ao acertá-la nela permaneceria. Se errasse voltaria a anterior. As operações deveriam ser respondidas oralmente para que todos pudessem conferir. Venceria o jogo quem chegasse primeiro ao fim da trilha.
 


6+8
 
                
 















                 Os alunos mostraram-se entusiasmados com a proposta. Não apresentaram dificuldade no percurso, evidenciando entendimento das regras e das soluções das operações.

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