segunda-feira, 26 de novembro de 2012


FACULDADE ANHANGUERA/ANCHIETA
PEDAGOGIA



RA 0000040944
HELENICE MARIUCI
RA 0000041955
QUIZI UBALDA
RA 0000028039
SIMONE RIGHI
RA 0000038221






ATPS MATEMÁTICA









São Bernardo do Campo, 03de novembro de 2012

ANDREIA CRISTIANE
RA 0000040944
HELENICE MARIUCI
RA 0000041955
QUIZI UBALDA
RA 0000028039
SIMONE RIGHI
RA 0000038221





ATPS MATEMÁTICA



Plano de aula apresentado à disciplina de Fundamentação e Metodologia de Matemática da Faculdade Anhanguera, como requisito parcial de avaliação, sob a orientação do Prof. Maria Antonia.








São Bernardo do Campo, 03de novembro de 2012



A vida é repleta de momentos desafiadores. O ensino da matemática pode proporcionar a solução para estes desafios, levando à colaboração e organização do pensamento.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYasvhWz_zrB7RLyaBhTO40rKm-eiVnr_TgHEyU6Mr57jv23s3Bcmh_su7F6wWLxOSMr4aZDZkZiPasjl962mSC2EkVC-gl3Q8BeKPvfGkNpxt4cpcNDnYqrNKr2ZFgByqyB3H08D_Qsnc/s320/d%C3%BAvida+desenho+2.JPGhttp://pt.dreamstime.com/povos-dos-desenhos-animados-que-falam-pensando-thumb16934250.jpg
Você quer saber como isso é possível?
Então vamos lá!
Responda se puder:
Que número pensei?
Pensei em um número, agrego 30 e obtenho 90. Qual é esse número?
Texto explicativo em elipse: ?+30=90Texto explicativo em elipse: ???                                      


Texto explicativo em elipse: 90-30=60
Texto explicativo em elipse: Ah!
 




Penso em um número, dele subtraio 20 e obtenho 100. Qual é esse número?
Texto explicativo em elipse: ??? Texto explicativo em elipse: ?-20=100
Texto explicativo em elipse: 100+20=120
Texto explicativo em elipse: Ah!
 








                                    
Qual o resultado aproximado?
Observe as operações e assinale a opção que mais se aproxima do resultado correto?

235+ 450=               600                            800                            500
Texto explicativo em elipse: ??? Texto explicativo em elipse: 200+400=                                                                                                                  600 Texto explicativo em elipse: 35+50=85
 

                                                                                                          
                                      

Texto explicativo em elipse: 600+85=
685




249:3=                      100                           80                      70

Texto explicativo em elipse:   9:3=3
Texto explicativo em elipse: ??? Texto explicativo em elipse: 240:3=80
Texto explicativo em elipse: 80+3=83






                                 



                                  Para resolver este desafio, provavelmente você lançará mão de estratégias pessoais construídas em experimentos e vivências. Assim como foi sugerido. 
                                   A prática do cálculo mental contribui para a ampliação destas estratégias e na construção de outras, permitindo desenvolver novas formas de resolver situações de acordo com as relações que o sujeito estabelece na sua leitura de mundo.
                                  Segundo Kami (2000), a construção do conceito de número é feita pelo sujeito a partir das relações que cria entre os objetos. Toda operação matemática deve ser contextualizada, dando significado aos números envolvidos na situação.
                                  Para obter a compreensão das ideias e ações envolvidas em cada operação, é preciso visualizá-las utilizando materiais que permitam a visualização e possibilitem a criação de formas e estratégias pessoais de representar estas ações por escrito.
                                  O registro das ações matemáticas realizadas envolve formas, maneiras de fazê-lo, entendendo assim como técnicas operatórias. Segundo Luzia Ramos,(2009) as “técnicas operatórias, também chamadas de algaritmos, constituem procedimentos para resolver as operações  fundamentais técnicas
                                  Entendendo as técnicas operatórias como registros numéricos das ações matemáticas realizadas, cria-se espaços para a liberdade, a diversidade, criatividade e estimula-se a expressão pessoal, levando a surgir diferentes escritas numéricas.
                                  Esta autora considera o cálculo mental como a capacidade de realizar uma operação obtendo sua resposta sem um registro numérico ou uso de materiais concretos. Esta ação ocorre num processo, pela utilização de materiais concreto.
                                  Para elaborar mentalmente, a criança precisa vivenciar de maneira concreta por várias vezes, situações semelhantes para tornar-se capaz de fazer estimativas. Quanto mais utilizar material concreto e simbólico, mais condições terá de realizar cálculos mentais. Luzia Ramos (2009) incentiva  o trabalho com escritas expandidas, pois acredita que são registros mais próximos das situações reais, não fazendo diferença por onde começa a contar, sendo mais flexível. Segundo ela “o importante é que o processo seja compreendido, e não que todos escrevam do mesmo jeito.
                                  Para Dione Carvalho (2009) a técnica operatória é “uma sequência de ações que visam encontrar o resultado da operação”. Sendo um instrumento para resolver problemas, cada sujeito deve optar pela técnica que usará, integrando os conhecimentos construídos fora do ambiente escolar com o conhecimento sistematizado. A autora destaca a importância de entender que o sujeito é quem constrói o conhecimento e que o professor tem o papel de mediar esse sujeito com o objeto a ser conhecido.
                                  A técnica operatória vai ser construída pelo sujeito a partir  dos conhecimentos que já possui. Cabendo neste momento a importância do cálculo mental fornecendo subsídios para esta construção, tornando-se indiscutível a sua utilidade fora  e dentro da escola. Se para um mesmo cálculo existem vários caminhos para se efetuá-lo, a prática do cálculo mental, vai  organizar os meios intelectuais para a sua resolução.

Referências:
http://educamat.ese.ipcb.pt/0607/images/pdf/mater_1c/calculo_mental.pdf acesso em 20/11/2012 ás 14:15h

Calcular a cabeça ou com a cabeça - Renata Carvalho http://www.apm.pt/files/_Conf01_4e7132d6a08f8.pdf acesso em 20/11/2012 ás 14:15h.

http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogia/adivinhar numero-calculo acesso em 20/11/2012 ás 16:11h

http://pt.scribd.com/doc/103621221/10/tema-10 acesso em 21/11/2012 ás 13:03

KAMI, Constance. A criança e o número. Campinas: Editora Papirus; 2000.
CARVALHO, Dione Lucchesi. Metodologia do Ensino da Matemática. São Paulo: Cortez; 2009.
RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números ações e operações: Uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática; 2009.

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