ANHANGUERA EDUCACIONAL / FACULDADE ANCHIETA
Curso de Pedagogia 6º AM
Sandra Maria
Thamiz P. Novais
Plano de aula
Matemática
São
Bernardo do Campo, outubro 2012
Plano de Aula
Publico Alvo 5º ano
Tema: Introdução ao estudo de gráficos
Objetivo:
- Interpretar
informações por meio de gráficos
- Criar
diversos tipos de gráficos
Conteúdo:
- Diferentes
tipos de gráficos
Tempo estimado:
- Três aulas
Material necessário:
- Imagem de
gráficos diferentes
- Potes de
Danone
- Fita crepe
- Placas com
os nomes das regiões do Brasil
Desenvolvimento e estratégias:
1ª etapa
Mostrar para
os alunos os diferentes tipos de gráficos - barras, linhas, pizzas etc. perguntar
se eles conhecem gráficos e sabe o que representa quais informações os gráficos
representam e quais eles julga ser mais fácil de ler, após estes levantamentos
de dados os alunos ira fazer um registro no caderno das informações coletadas
na roda de conversa. Em seguida abriremos uma discussão sobre as
características de cada formato e eleger o que é mais fácil.
2ª etapa
Selecionar
alguns gráficos de barras para analisar juntos com os alunos e procurar e
identificar as diferenças e o que a em comum neles. Em seguida pedir para que
os alunos construa um gráfico com intervalos de 3 em 3 para que os alunos
compreenda as escalas dos gráficos.
3ª etapa
Elabora um
gráfico após fazer uma pesquisa com os pais sobre em qual região do Brasil eles
moravam quando criança caso tenha mudado de região quando cresceu. Cada aluno
devera anotar em seu caderno uma tabela para o registro das respostas.
4ª etapa
Propor que os
alunos faça uma socialização das informações em uma tabela coletiva. Em seguida
os alunos somaram os resultados da pesquisa, após a soma dos resultados será
elaborados um gráfico em alto relevo dos dados coletados.
Avaliação:
Os alunos irar
criar um gráfico na folha de avaliação contendo informações sobre as migrações
de regiões para regiões do Brasil onde na folha de avaliação terá os dados da
pesquisa e também analisar outros gráficos e informar do que se trata.
Referências
NOVA ESCOLA.
São Paulo: Abril, n.35 2011
FACULDADE ANHANGUERA/ ANCHIETA
Sandra Maria
Thamiz P. Novais
6º AM Pedagogia
MATEMÁTICA
São Bernardo do Campo, novembro, 2012
Situações Matemáticas
do Cotidiano
1.
Fazer compra no mercado
2.
Andar de elevador
3.
Fazer feira
4.
Olhar as horas no relógio
5.
Ligar para alguém
6.
Olhar os números das casas nas ruas
7.
Quando pego o ônibus
8.
Andar de carro
9.
Tamanho da roupa
10. Tamanho
do sapato
11. Calendário
12. Em
algumas musicas
13. Na
construção de uma casa
14. Calculadora
15. Amarelinha
16. Medir
a altura
17. Na
receita
18. Lendo
o livro
19. Dividir
alguma coisa para alguém
20. Subir/descer
uma escada
Duas situações
As duas situações
escolhidas foram 3 e 4 que são: fazer feira e olhar a hora no relógio.
Portanto
nestas duas situações é usada a matemática de diversas formas primeiro na
situação da feira pode se trabalhar varias operações de matemática como a soma,
subtração, multiplicação e a divisão no momento em que a criança junto com a
sua mãe sai de casa ela já deixa separado e contado o dinheiro que vai usar na
feira leva também uma lista e conta quantos produtos vai precisar comprar, após
chegar à feira ela começa a olhar os preço dos produtos e fazer comparações de
valor aquele que for mais barato acaba levando, da certa quantia de dinheiro e
o vendedor tem que calcular quanto de troco vai dar, se esta certo ou se esta
faltando. Nesta situação a matemática é muito usada.
Na
situação do relógio ela primeiro tem que aprender os números e construir a
noção de tempo e o relógio ajudara nesta situação dando a hora e os minutos,
com o relógio ela vai usar as operações de multiplicação “a tabuada do 5”, vai
ter que segui uma sequência numérica “até 60” para saber os segundo que depois
vai se transforma em minutos onde também tem a operação de adição que ela vai
ter que somar os segundos para forma os minutos e os minutos para forma as horas.
Atividades sugeridas
Para
a situação do relógio a professora conta uma historia para as crianças que tem
como tema horas junto com um relógio no pescoço que ela mesma fez para ilustra
melhor as horas que aparece na historia e depois os alunos eles tentar mexer e
formar horas de acordo com as atividades da rotina do dia para ver se eles
entenderam o conceito de horas.
Já
na situação da feira observamos uma criança de 8 anos em uma situação problema
de operações de matemática, a situação foi a seguinte ela foi a feira e tinha
R$ 5,00 comprou uma dúzia de banana que custa R$ 2,50 quanto ela recebeu de
troco?
No
primeiro momento ela falou que iria receber R$ 2,00 mais após umas explicações
e montar a operação onde teve algumas dificuldades ela consegui chegar a
resposta correta e entendeu o problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário