sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ATPS de Matemática Professora Maria Antonia


ANHANGUERA EDUCACIONAL / FACULDADE ANCHIETA
Curso de Pedagogia 6º AM
Sandra Maria
Thamiz P. Novais

 

 

 

 


Plano de aula
Matemática

 

 

 

 

 

 


São Bernardo do Campo, outubro 2012

Plano de Aula

Publico Alvo 5º ano

Tema: Introdução ao estudo de gráficos

Objetivo:

- Interpretar informações por meio de gráficos

- Criar diversos tipos de gráficos

Conteúdo:

- Diferentes tipos de gráficos

Tempo estimado:

- Três aulas

Material necessário:

- Imagem de gráficos diferentes

- Potes de Danone

- Fita crepe

- Placas com os nomes das regiões do Brasil

Desenvolvimento e estratégias:

1ª etapa

Mostrar para os alunos os diferentes tipos de gráficos - barras, linhas, pizzas etc. perguntar se eles conhecem gráficos e sabe o que representa quais informações os gráficos representam e quais eles julga ser mais fácil de ler, após estes levantamentos de dados os alunos ira fazer um registro no caderno das informações coletadas na roda de conversa. Em seguida abriremos uma discussão sobre as características de cada formato e eleger o que é mais fácil.

2ª etapa

Selecionar alguns gráficos de barras para analisar juntos com os alunos e procurar e identificar as diferenças e o que a em comum neles. Em seguida pedir para que os alunos construa um gráfico com intervalos de 3 em 3 para que os alunos compreenda as escalas dos gráficos.

3ª etapa

Elabora um gráfico após fazer uma pesquisa com os pais sobre em qual região do Brasil eles moravam quando criança caso tenha mudado de região quando cresceu. Cada aluno devera anotar em seu caderno uma tabela para o registro das respostas.

4ª etapa

Propor que os alunos faça uma socialização das informações em uma tabela coletiva. Em seguida os alunos somaram os resultados da pesquisa, após a soma dos resultados será elaborados um gráfico em alto relevo dos dados coletados.

Avaliação:

Os alunos irar criar um gráfico na folha de avaliação contendo informações sobre as migrações de regiões para regiões do Brasil onde na folha de avaliação terá os dados da pesquisa e também analisar outros gráficos e informar do que se trata.

Referências

NOVA ESCOLA. São Paulo: Abril, n.35 2011
 
 
 

                                     FACULDADE ANHANGUERA/ ANCHIETA

Sandra Maria
Thamiz P. Novais
6º AM Pedagogia

 

 

 

 

 

 

 

                                                          MATEMÁTICA

 

 

 

 

 

 

                                         São Bernardo do Campo, novembro, 2012

Situações Matemáticas do Cotidiano

 
1.    Fazer compra no mercado

2.    Andar de elevador

3.    Fazer feira

4.    Olhar as horas no relógio

5.    Ligar para alguém

6.    Olhar os números das casas nas ruas

7.    Quando pego o ônibus

8.    Andar de carro

9.    Tamanho da roupa

10. Tamanho do sapato

11. Calendário

12. Em algumas musicas

13. Na construção de uma casa

14. Calculadora

15. Amarelinha

16. Medir a altura

17. Na receita

18. Lendo o livro

19. Dividir alguma coisa para alguém

20. Subir/descer uma escada

Duas situações

As duas situações escolhidas foram 3 e 4 que são: fazer feira e olhar a hora no relógio.

            Portanto nestas duas situações é usada a matemática de diversas formas primeiro na situação da feira pode se trabalhar varias operações de matemática como a soma, subtração, multiplicação e a divisão no momento em que a criança junto com a sua mãe sai de casa ela já deixa separado e contado o dinheiro que vai usar na feira leva também uma lista e conta quantos produtos vai precisar comprar, após chegar à feira ela começa a olhar os preço dos produtos e fazer comparações de valor aquele que for mais barato acaba levando, da certa quantia de dinheiro e o vendedor tem que calcular quanto de troco vai dar, se esta certo ou se esta faltando. Nesta situação a matemática é muito usada.

            Na situação do relógio ela primeiro tem que aprender os números e construir a noção de tempo e o relógio ajudara nesta situação dando a hora e os minutos, com o relógio ela vai usar as operações de multiplicação “a tabuada do 5”, vai ter que segui uma sequência numérica “até 60” para saber os segundo que depois vai se transforma em minutos onde também tem a operação de adição que ela vai ter que somar os segundos para forma os minutos e os minutos para forma as horas.

 

Atividades sugeridas

            Para a situação do relógio a professora conta uma historia para as crianças que tem como tema horas junto com um relógio no pescoço que ela mesma fez para ilustra melhor as horas que aparece na historia e depois os alunos eles tentar mexer e formar horas de acordo com as atividades da rotina do dia para ver se eles entenderam o conceito de horas.

            Já na situação da feira observamos uma criança de 8 anos em uma situação problema de operações de matemática, a situação foi a seguinte ela foi a feira e tinha R$ 5,00 comprou uma dúzia de banana que custa R$ 2,50 quanto ela recebeu de troco?

            No primeiro momento ela falou que iria receber R$ 2,00 mais após umas explicações e montar a operação onde teve algumas dificuldades ela consegui chegar a resposta correta e entendeu o problema.

 

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